sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Isso tem que acabar


No Brasil, o que não falta é pessoas que gostariam de ter um diploma e ir para a faculdade, conseguindo formar-se em alguma profissão. Poucas são as vagas de emprego, tem muitos obstáculos até conseguir ter o emprego. Por isso, muitos jovens acabam desistindo.
                O Brasil cresce todo dia, mas ainda tem a corrupção e o egoísmo. Está correto afirmar que o Brasil cresceu economicamente, está em sétimo entre os países mais econômicos do mundo. Entretanto, ainda prevalecem a corrupção e o egoísmo. Quando um país cresce, responsabilidades ele irá ter, mas no Brasil não consegue crescer porque não tem, nas pessoas, a educação necessária para estarem  em um país desenvolvido.
                O egoísmo é uma característica dos brasileiros. Muitos querem se beneficiar com os “erros” dos outros. Querem lucrar, ter um dinheiro a mais para poder mudar mais alguma coisa em sua vida. A cada esquina de São Paulo, por exemplo, sempre há pessoas espertas tentando  dar o golpe em alguém, vendendo produtos piratas, falsificados e sempre há pessoas para comprar. Nos grandes países desenvolvidos economicamente, não há esse tipo de pessoa, ou seja, eles ganham seu salário honestamente.
Logo, teríamos que nos acostumar a ser país de primeiro mundo. Deve-se acabar com a corrupção dos senadores e deputados e também acabar com o egoísmo, porque todos deveriam cuidar de todos, sendo assim ajudando o próximo para formar um país de “bem”, não que o Brasil de hoje não seja, mas falta alguns detalhes importantes que, se mudados, irá prevalecer uma cultura boa e pessoas limpas.  

O mundo como ele é

                          No mundo em que vivemos, onde prevalece a política e a  violência , percebemos muitos jovens ou adultos jogados na rua sem amor, esperança e compaixão das pessoas.
                          O fato de isso acontecer começa desde cedo, em casa. Muitos jovens são criados sem um pai ou uma mãe presente, muitas vezes pela violência nas ruas, e também nascem em famílias de baixa renda, em que o dinheiro é alcançado com muito suor e trabalho, e usado para pagar dívidas e comprar alimentos para  si e sua família. A causa de muitos não terem um trabalho digno é da própria sociedade, que tem preconceito com esses tipos de pessoas e que, assim, ocorre a divisão de classes.
                            Muitas pessoas quando vão ao trabalho, geralmente passam por crianças soltas nas ruas, sem rumo. Quase sempre são ignoradas. Há quem diga que o futuro de uma criança é determinada pelas condições sociais da família em que ela nasceu. Por um lado está correto porque, se tem uma família pobre que não consegue emprego devido ao preconceito, é óbvio que não conseguirá viver bem e, com isso, dar um futuro ao filho não será possível. A sociedade tem que mudar, as pessoas têm que cuidar mais de suas vidas e deixar o preconceito de lado.
                              Há muitos casos de crianças que são "maduras" no sentido de estudiosas e pobres, mas que conseguem bolsas de estudo. Muitos se dedicam e se esforçam para ter um futuro diferente e melhor para eles. Então, não é sorte ou azar nascer em uma família rica. Seu sucesso depende de como você aproveitará a sua vida e do quanto lutará por seus sonhos, mesmo estando em uma família de baixa renda.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A nova geração


No país em que vivemos, onde há violência e egoísmo, ninguém incentiva a leitura, sendo ela importante para a vida e para o futuro das pessoas.
Uma dessas causas é o mundo tecnológico cujo papel até agora é viciar as pessoas. Com isso, estas acabam perdendo a vontade de ler e pesquisar em livros seus trabalhos da escola, buscando tudo da internet. Há décadas, como o computador era caro e raro de ter, não era comprado. Assim, as pesquisas eram feitas em livros da biblioteca da cidade. Com o avanço da tecnologia e a diminuição de preços,ficou fácil e simples de se ter um computador.
Logo, o gosto pela leitura não foi a mesma. Para dar um bom exemplo ao filho, muitos pais deveriam ter sempre um livro em mãos, tentando incentivá-lo.Com muitas broncas e insistências dos pais, logo o filho poderá ter sempre o livro em mãos.Muitos não sabem o poder da leitura . Após vários livros lidos, você consegue ter ou consegue saber expressar-se melhor. A leitura nos traz muito conhecimento e esse conhecimento são novas palavras que você vai aperfeiçoando.
O governo, por sua vez, deveria também incentivar, de alguma forma, a ler já que se trata de um hábito saudável. Deveriam investir mais na educação, principalmente em lugares mais pobres do Brasil.
Então, devemos praticar muito mais a leitura, para que haja diálogos melhores entre as pessoas, teríamos também que investir na educação para que, com isso, tenhamos uma cultura invejável.